Cloud Computing (Computação em Nuvem)

Olá pessoal,

Hoje vou apresentar o conceito de Cloud Computing (Computação em Nuvem).


A Cloud Computing se refere essencialmente à noção de utilizarmos em qualquer lugar, a qualquer momento independente da plataforma, as mais variadas aplicações por meio da internet como se elas estivesse instaladas no nosso dispositivo. Nós estamos habituados a armazenar arquivos e dados dos mais variados tipos de maneira "on premise" isto significa que já estão instalados nos nossos dispositivos, a vantagem é que esses dados podem ser manipulados mesmo que esteja sem conexão com a internet, porém eles não podem ser compartilhados por nenhum outro dispositivo com a exceção de compartilhamento de rede.

Imagine o seguinte cenário:
Você está trabalhando em um projeto numa multinacional e precisa cooperar com vários funcionários em diferentes pontos do mundo, certamente a solução mais simples seria alocar o projeto na nuvem e compartilhar com todos os funcionários. Assim todos podem trabalhar encima do projeto individualmente ou simultaneamente.

Bom, mas como o foco deste blog é o uso da plataforma Arduino e SO Android, iremos utilizar o Arduino como dispositivo que ficará na nuvem e não um simples documento.

Na próxima postagem irei explicar como isso pode ser feito.

Dúvidas, críticas, etc. Podem ser deixadas nos comentários
Forte abraço! :)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conectando Arduino na Nuvem com Yaler

Arduino

Arduino LED Server